Serviço de Inspeção Municipal - SIM

Publicado em: 2022-05-20

O que é o Serviço de Inspeção Municipal – SIM?
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Palotina está vinculado a Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, e foi instituído em 26/04/1993 pela da Lei Municipal n° 1178. Atualmente é regulamentado pelo Decreto Municipal de n° 10.273 de 09/12/2021.
O SIM é um dos órgãos responsáveis pela garantia da segurança alimentar e tem como objetivo maior assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal que são produzidos em nosso município e chegam até a mesa do consumidor.

Quais atividades o SIM desenvolve?
Concede aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam e preparam produtos de origem animal o Certificado de Registro no SIM-Palotina- PR;
Registra os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;
Fiscaliza os estabelecimentos registrados no SIM-Palotina-PR.

Objetivo do SIM
Desenvolver atividades nos estabelecimentos de produtos de origem animal que visam o controle das Boas Práticas de Fabricação – BPF evitando, dessa maneira, doenças (como: teniose, brucelose, tuberculose, listeriose e salmonelose) que causem danos à saúde do consumidor.

Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM-Palotina-PR deve ser comercializado exclusivamente dentro do município e apresentar no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela:

Links de acesso:

Anexos editáveis do Decreto:

Normas de Construção (downloads):

Equipe:
Rodrigo Sato – Médico Veterinário – Fiscal e Responsável pelo SIM
Ronaldo J. Piccoli – Médico Veterinário – Fiscal SIM
Contato:
Endereço: Avenida Independência 1910, Bairro Pioneiro.