Secretaria de Saúde de Palotina reforça importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças e gestantes

Publicado em: 2022-01-31

O início de 2022 foi marcado com o aumento significativo de casos confirmados para COVID-19 em nosso município bem como em toda região, os índices de contágio bem como confirmações permanecem altos, trazendo a reabertura de leitos de UTI e enfermarias em toda a região devido à sobrecarga no sistema de atendimento. Até o dia 27 de janeiro, foram 1192 casos confirmados em 2022, aproximadamente 2% destes ocorreu em gestantes representando 6% do universo destas cadastradas no SUS em nosso município, valor de significância. Gestantes, são consideradas um grupo de risco com evolução desfavorável para COVID-19, principalmente após o 3° trimestre, principalmente devido as alterações fisiológicas deste período, sendo necessário cuidado e monitoramento contínuo. Atualmente o protocolo prevê a testagem de todas as gestantes que são admitidas no Hospital Municipal, bem como o seu acompanhante a fim de garantir o melhor cuidado. Caso se confirme o diagnóstico, as medidas necessárias de isolamento são adotadas, bem como as medidas médicas cabíveis. Este fato associado a outros, reforça a importância da aplicação das medidas preventivas a contaminação do coronavírus, como o uso de máscara, lavagem contínua das mãos, evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. Além das medidas de prevenção a serem adotadas, a vacinação contra a COVID-19, é de extrema importância, abrangendo crianças acima de 5 anos, bem como gestantes e toda a população em geral.