PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Publicado em: 2024-06-12

Este produto corresponde ao Plano Municipal de Arborização Urbana de Palotina, elaborado em conformidade com o Contrato nº 598/2021 firmado entre a Prefeitura do Município de Palotina e a DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda., oriundo do Pregão Eletrônico nº 120/2021. Trata-se do diagnóstico da totalidade das árvores existentes na malha urbana do município que resulta no planejamento arborístico, contendo as diretrizes, normas e ações para a implantação e manutenção da arborização do Município de Palotina-PR. O presente instrumento de caráter técnico, serve como base para tomada de decisões sobre quaisquer aspectos relacionados à arborização, aplicado às condições e características do município. Tendo como resultados a apreciação de elementos físicos e ambientais, com a avaliação conjunta de fatores como: largura dos passeios e canteiros; caracterização das vias; presença de fiação elétrica aérea; recuo das construções; características do solo; atividades predominantes; arborizações implantadas e existentes. O Plano Municipal de Arborização Urbana de Palotina respalda a preocupação do município em promover a arborização de modo planejado, estruturado, sistematizado e fundamentado em orientações técnicas e legais do ponto de vista ambiental e urbano evitando o desperdício de dinheiro público. A aplicação deste instrumento através do ordenamento de estratégias para melhorias gradativas e contínuas implicará na melhoria da qualidade do ambiente urbano garantindo a recuperação preservação e expansão do ativo arbóreo do município.