Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina

Publicado em: 2022-05-19

Na noite de terça-feira, 17, a Câmara de Vereadores de Palotina realizou sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário ao advogado Dr. Osvaldo Carnelosso. A sessão foi realizada na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palotina (Assemp) com a presença de familiares, autoridades e convidados. A homenagem foi proposta pela vereadora Márcia Berno Cecluski, sendo aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 4 de abril. Ausente da sessão seguindo recomendação médica, a vereadora justificou que a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados pelo advogado à comunidade no exercício do seu trabalho na advocacia e também como cidadão. Ao fazer uso da palavra o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti enalteceu o importante trabalho realizado por Osvaldo Carnelosso que foi um dos primeiros advogados a atuar no município. O presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa, registrou que o advogado realizou um trabalho em prol da comunidade e ajudou muitas pessoas através de sua profissão. O homenageado também discursou e disse que sua satisfação é ajudar a comunidade. Ele agradeceu a Câmara de Vereadores e a vereadora Márcia Berno Cecluski pela homenagem. “Nosso sentimento é de profunda gratidão pela homenagem que reconhece o esforço e dedicação que ele ofereceu em prol de Palotina”, disse Priscila Carnelosso, uma das filhas do homenageado.
Entre outras lideranças, estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Felipe Zago; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina, Evandro Mauro Vieira de Moraes e a promotora de Justiça e Cidadã Honorária de Palotina, Dra. Cristiane Aparecida Ramos. 
 
HISTÓRIA 
O advogado Osvaldo Carnelosso é natural de Tupacireta/RS. Aos 13 anos mudou-se para a cidade de Santa Maria. Foi seminarista no Distrito de Vale Veneto, município de São João do Polêsine e depois cursou Direito na Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 1969 mudou-se para Palotina com sua esposa, Doraci Mayer Carnelosso (in memoriam) a convite do Padre Pedro Reginato. O casal teve três filhas: Priscila, Karin e Caroline. Osvaldo Carnelosso foi o primeiro advogado da Prefeitura Municipal e o primeiro procurador concursado.  Sempre esteve envolvido nas causas sociais e tinha como lema ajudar a todos os que não tiveram a mesma oportunidade de estudar que ele teve. Na Prefeitura, exercia seu cargo muito além das horas contratadas e estava sempre disponível ao atendimento da população. Chegou a ser conhecido como o "Advogado do Povo", tanto era sua contribuição para com os menos favorecidos.
Osvaldo Carnelosso também foi vereador, sendo eleito para dois mandatos, de 1992 a 2000. Ele também foi um dos fundadores da Associação dos Servidores Municipais de Palotina (Assemp). Como um dos advogados mais antigos do Paraná, ele homenageado recentemente no livro "Da Poeira & Lama à Nuvem", escrito por Ernani Buchmann e lançado Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná.

Compartilhe em:

Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina
Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina
Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina
Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina
Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina

Últimas notícias