Num lindo evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na manhã deste sábado, dia 3 de dezembro, os pioneiros de Palotina foram homenageados no Teatro Municipal Ludovico Riedi.
Em Palotina, a chegada dos primeiros colonizadores ocorreu em 1953, vindos principalmente dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães. Além destes, a região recebia um número significativo de trabalhadores rurais de outras localidades para trabalharem nas plantações de hortelã.
O palco do Teatro foi abrilhantado com os grupos que trazem a herança e a história palotinense como a dança italiana, dança alemã e o canto italiano.
Diversas autoridades estiveram presentes e realizaram suas homenagens como o Prefeito Municipal Luiz Ernesto de Giacometti, o Secretário de Administração Lucas Pedron, a Secretária de Educação e Cultura Elceni Nava Bomfim, o Diretor do Departamento de Cultura Nélio Amaro, os Vereadores Sergey Sendtko e Edevaldo Bertho e o Presidente da ACIPA, Marcelo Vendrame.
O prefeito Luiz Ernesto afirmou que são por meio dos detalhes das histórias contadas e vividas pelos pioneiros que conhecemos um pouco mais sobre a formação do município. “As memórias narradas pelos pioneiros que chegaram para colonizar Palotina fazem com que as novas gerações possam aprender e conhecer as origens. Através das gerações são contadas histórias fantásticas e que devem ser eternizadas. São tesouros do município que não estão em livros, monumentos, quadros ou obras, mas sim nas lembranças de cada pioneiro”, revelou Luiz Ernesto. “Homenagear os pioneiros é uma singela forma de agradecer àqueles que iniciaram um árduo trabalho para o desenvolvimento do município”, finalizou o Prefeito.