Falecimento da professora Noeli enluta os palotinenses

Publicado em: 2021-12-12

A professora Noeli Dordi Freitag Sendtko, com 80 anos de idade, viúva, mãe de quatro filhos, sendo um deles, o vereador Sergey Sendtko, oito netos e cinco bisnetos, faleceu neste domingo, (12), em Palotina. O prefeito Luiz Ernesto de Giacometti manifestou pesar pelo ocorrido, ressaltando as virtudes desta educadora, que muito contribuiu para o Ensino local.
Dona Noeli foi inspetora na rede estadual e secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto na gestão de Palotina de 1989 a 1992. Foi diretora geral do Colégio Caic e auxiliou na criação do Colégio Gabriela Mistral e o Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo.
Pelos excepcionais serviços prestados à Educação, foi agraciada com a Comenda Ordem Nacional do Mérito Educativo, recebendo a homenagem do Ministério da Educação na categoria “Cavaleiro da União”.
Seus trabalhos por uma sociedade mais justa e igualitária renderam diversos benefícios para a comunidade. Ela foi responsável pela criação da Associação dos Agentes Ambientais Palotina Preserva (Apava), que modificou completamente a vida das pessoas que retiram seu sustento dos materiais recicláveis. Além disso, também esteve à frente da fundação do Centro de Ciências de Palotina (Cecipal).
Também participou ativamente das ações desenvolvidas pela igreja evangélica, sendo membro da Oase (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas).