Amop realiza Seminário de Educação discutindo o futuro das salas de aula

Publicado em: 2022-02-24

Servidoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, estão em Cascavel nesta quinta-feira (24) representando o município no Seminário de Educação 2022 organizado e realizado pelo Departamento de Educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - Amop.

O evento que foi retomado de forma presencial após o período crítico da pandemia, está acontecendo no auditório da Univel e foi prestigiado pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, pelo vice-prefeito de Cascavel e reitor da Univel,  Renato Silva, pela secretária municipal de Educação de Cascavel e presidente da Undime-PR, Márcia Baldini; e pelo professor Gênelle Krambeck, de Toledo, que representou os docentes dos grupos de trabalho e professores da região Oeste do Paraná.

A primeira palestra do dia foi com a professora doutora Neide da Silveira Duarte, que discutiu o tema "Educação Especial e Inclusão". A mesa de trabalho foi coordenada pela professora Valdeny Ferreira Gomes e pela psicóloga Francielli Pereira Gozzi Freiberger.

"Uma escola inclusiva é uma escola que acolhe a todos, sem discriminação, com suas diferenças, independentemente de sexo, idade, religião, origem étnica, raça e deficiência". Neide é doutora em Psicologia, mestre em Educação, graduada em Pedagogia e integrante do Grupo de Pesquisa HistedoPR e Gepesphc, entre outras qualificações.

A segunda palestra esteve a cargo do professor doutor Angelo Antonio Abrantes, e a mesa de trabalho foi composta pelas professoras Lucia Bogo e Marlene Sapelli. O tema da palestra foi "Como ensinar? O método da pedagogia histórico-crítica e a aula como unidade concreta de relações sociais".

Doutor em Educação, Angelo possui mestrado em Psicologia da Educação e é graduado em Psicologia. Sua tese de Doutorado abrangeu o tema "A Educação Escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento: a mediação da literatura infantil".

Amop realiza Seminário de Educação discutindo o futuro das salas de aula