Educação e Cultura - Judith Sendtko

O professor universitário e agrônomo Vinícius Mattia representou o município de Palotina nesta quarta-feira (22), no World Council Young Credit Union People (WYCUP), promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). Vinícius venceu a competição mundial que estimula a formação de jovens lideranças que premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no segmento de cooperativismo de crédito.

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas ao tema da segurança alimentar e agricultura familiar para diferentes públicos do município, inclusive com as crianças da rede municipal e servidores, o protagonista idealizou o projeto intitulado “Agricultura familiar e alimentos sustentáveis”.

“Parte deste projeto foi desenvolvido por meio de um trabalho de conscientização com as crianças da escola Monteiro Lobato sobre a importância de uma alimentação saudável e as cozinheiras receberam ensinamentos sobre como preparar os alimentos provenientes da agricultura familiar para aproveitá-los da melhor maneira possível. Além disso, o trabalho foi estendido aos agricultores familiares que fornecem alimentos para a merenda escolar”, explica a nutricionista Solange Piccin Breitenbach.

Com o reconhecimento do WYCUP, o jovem ganhou uma bolsa de estudo e será um dos embaixadores que irão representar o programa pelos próximos doze meses, ao lado de Lukasz Nowak, da Polônia, e de Vita Hernandez, dos Estados Unidos. Ao final, os três irão compartilhar as experiências em uma conferência internacional em Glasgow, na Escócia, em 2021.

“Parabenizamos o Vinícius pelo projeto e ficamos felizes em saber que o Município participou da construção desta ação por meio das nossas crianças e colaboradores. São ações como esta que fazem a diferença na nossa cidade, no estado, no país e no mundo”, enfatiza o prefeito, Jucenir Stentzler.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Palotina