Notícias

A NetWord Agro, participante do Programa Municipal de Incubação desde 2018, na Incubadora Municipal BERNARDINO ZELINDO BARBIERI de Palotina, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Uma startup de tecnologia com serviços baseados em um tripé de sustentabilidade, esta tem como primeiro elemento o viés econômico, de forma a aumentar a rentabilidade dos agricultores, causando um resultado direto da redução de custos e aumento de produtividade, proporcionada pelos serviços da empresa.

Como segundo elemento, há o viés social, ao levar tecnologia de ponta também para agricultura familiar, pequenos e médios agricultores que historicamente sempre ficam fora das ações de melhoria tecnológica da produção agrícola. Ainda, neste mesmo viés, ao possibilitar o aumento de rentabilidade também de pequenos agricultores melhora as economias das regiões agrícolas, onde estes agricultores vivem e tem suas propriedades.

No terceiro elemento apresenta-se o viés ambiental, a tecnologia permite aos agricultores a redução no uso de defensivos agrícolas, ao viabilizar a aplicação somente nos pontos de incidência. Dentro deste elemento, alguns números representam bem a participação. São 50 mil hectares monitorados até agora gerando uma redução de R$ 41 milhões de redução de custos com insumos, R$ 30,4 milhões de aumento de produtividade, 6 toneladas de defensivos a menos, 1.2 milhões de litros de água salvos, 360 mil horas máquina a menos.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da NetWord Agro com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 800 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmenteo nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.

A iniciativa da participação da empresa no Pacto Global deu-se após a CTO da Netword Agro, Ana Carolina Clivatti Ferronato, representando a startup, ter sido nomeada como uma SDG Super Hero, prêmio dedicado a empresas e pessoas que utilizam da tecnologia e inovação para solucionar problemas de maneira sustentável. Hoje o grupo de SDG Super Heroes é composto por 22 pessoas espalhadas por todo o mundo.

Esta nomeação é feita pela Sustainary uma plataforma global de parceria, sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar o conhecimento e o acesso à tecnologia sustentável para compartilhar ideias e promover a inovação nos negócios, tendo como base os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A plataforma possui uma rede de membros em mais de 10 países, incluindo Reino Unido, EUA, Dinamarca, China, Brasil, Portugal e Índia.

Assim como a Sustainary, a NetWord Agro acredita que a agenda dos ODS precisa que organizações com ideias semelhantes trabalhem juntas para alcançar a sustentabilidade, e nossos membros bem como os da plataforma estão comprometidos em fazer exatamente isso!

A empresa Netword Agro é destaque não só em Palotina, mas no Brasil. E carrega com ela o nome da incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri de Palotina, que proporciona todo o apoio e infra-estrutura necessária ao seu crescimento, e comprovando a importância das incubadoras na vida das startups.

Fonte: Divulgação